quarta-feira, 4 de março de 2009

MULHER

M U L H E R

No livro dos Gênesis (o primeiro capítulo da Bíblia Sagrada) vemos a narração do início do mundo. E na sua linda poesia, o Grande Poeta e Autor de tudo e de toda a criação, mais precisamente depois de ter feito os céus e a terra, formou o homem do barro da terra. Posteriormente, “vendo que não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2,18a) deu uma ajuda adequada ao homem.
Vejo a partir desse ponto, que Deus na sua infinita e grandiosa sapiência viu que o homem sem a mulher não está completo! Daí, aprendo também que a necessidade da mulher na vida do homem se dá desde o seu nascimento. É preciso um útero e não um barro para o homem ser gerado (já a partir do filho de Adão). É preciso um colo materno, é necessário um carinho diferenciado de mãe, é preciso do leite, do calor, do conselho, da palmada materna, do beijo, da proteção que somente uma mãe sabe como dar.
Vejo ainda que a necessidade de uma mulher, de uma mãe, é tão forte, é tão grande, que até para enviar Seu Filho à terra, Deus escolheu uma Mulher, uma jovem virgem, pura, que por conhecer e sondar o coração daquela jovem a escolheu como Mãe do Salvador. Escolheu o aconchego do útero, do ventre da Virgem Maria como morada do Menino Deus.
Continuando na minha viagem imaginária e gratuita, fazendo uma espécie de retrospectiva, vejo que Deus sempre colocou no meu caminho, mulheres guerreiras, amigas, companheiras, para que elas me ajudassem a viver. Sinceramente louvo a Deus por minha mãe, por algumas avós e mães emprestadas que a vida também tratou de me arrumar. Louvo a Deus pelas mulheres que passaram por minha vida e principalmente pela mulher que passou, lutou, e ficou em minha vida, investindo sem pestanejar, no amor. Louvo a Deus por tantas amigas, tantas colegas, louvo a Deus por minhas irmãs de sangue e de coração. Louvo a Deus por minha filha, que na verdade me ensina mais do que propriamente eu a ensino.
Voltando ao livro do Gênesis, aprendo que a mulher é uma espécie de obra final da criação de Deus. Deus quem sabe deve ter percebido que faltava um toque de beleza nesse mundo tão bonito. Faltava a flor do jardim do Éden do homem. Faltava a essência que não havia em nenhuma das flores. Faltava o ombro frágil e torneado que agüentaria fortes cruzes. Faltava aquela que seria chamada de sexo frágil, mas que na realidade seria o sexo forte.

Mostra-me um lugar bonito, que eu o torno ainda mais com a presença da mulher
Um perfume, uma flagrância, e ele fica mais cheiroso se no corpo da mulher
Lapidado pelas próprias mãos de Deus, a mulher tem seu encanto em cada canto
Homem nenhum, ainda se abandonado, consegue vir ao mundo sem uma
E depois de criado, não consegue se realizar, se ao seu lado não passou uma mulher
Realmente, eu tenho que concordar com o Criador. Não é bom que o homem esteja só.


Arnóbio Moreira




Nenhum comentário:

Postar um comentário