terça-feira, 10 de março de 2009

Não olhe pra trás

Não olhe pra trás
Gênesis 19, 15,17 – Mateus 25, 14ss -

Há quem busque ficar nas planícies
Cultivando mágoas, ressentimentos
Há quem fique no acomodamento
No pecado, na falta de garra

Não olhe pra trás, vá, suba a montanha
Conquiste as coisas do alto!
Invista na vida, supere sua força
Se o céu é a meta, por Cristo, desterre os seus dons!

Há quem busque ficar nas desculpas
Sempre preso às coisas pequenas
O alimento do medo é a culpa
Mas Jesus é dono de todo perdão

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

O saudoso padre Léo, no seu livro Buscai as Coisas do Alto, nos adverte que, por causa do pecado, tendemos a ficar parados nas planícies da vida. Na hora da enchente, porém, a planície é o primeiro lugar que se alaga!
Ainda citando o inesquecível e sempre vivo padre Léo, ele diz que, deter-se na planície é permanecer cultivando pequenas mágoas e ressentimentos. O próprio texto bíblico nos ensina um grande segredo para a felicidade: não olhar para trás.
No mundo das coisas fáceis são geradas pessoas enfraquecidas, sem determinação, sem garra, sem coragem, sem metas, sem Norte. O que mais vemos hoje são pessoas procurando empregos mas na verdade não buscam o mais importante que é o trabalho.
Vejo que isso reflete na nossa caminhada cristã. Com o nosso marasmo, com a nossa preguiça espiritual de subir a montanha, deixamos a mídia empanturrar as pessoas, que na verdade tem fome e sede de Deus, com baboseiras, com “Big Brother”, que na íntegra, de irmãos, não tem nada. Vemos as novelas cada vez mais pregando o anti-cristo. E como poderiam pregar outra coisa se o que dá ibope e consequentemente o retorno monetário é justamente a tragédia, o adultério, o lar desfeito, o crime, o homossexualismo? Vemos os programas de fofocas “dando cabeçada” justamente porque o povo está vazio de Deus.
Com a falta de determinação em subir a montanha, vemos muitos irmãos que serviram a Deus no passado, continuarem no passado, seja por causa de pedras de tropeço, seja por causa de esfriamento, seja por muitos motivos fracos ou fortes, mas porque ficaram no passado, deixaremos esses irmãos ainda presos à planície?
Quantos irmãos estão com seus talentos (principalmente musicais) enterrados devido aos percalços que a vida quase sempre traz, e os irmãos da Igreja, também quase sempre sem nenhuma misericórdia, só fizeram a ferida sangrar ainda mais com acusações acompanhadas de dedos firmes, sujos e duros? Quantos irmãos abandonaram a casa do Pai, os braços da Mãe, e como muitos de nós ainda estão enfaixados como Lázaro! Falemos para eles e mais ainda, para nós mesmos: venha para fora!
Não nos convençamos se o irmão dizer que já se tornou cômodo, que já se acostumou a estar fechado em si mesmo, em superar problemas sozinho. Ninguém nasceu para viver só, e Deus quer precisar de cada ser, de cada irmão para que o seu aprisco esteja repleto com as ovelhas que Ele mesmo escolheu. Lembremos que somos membros uns dos outros, e que unindo esforços é que os milagres acontecem.
Lembremos também de que, sempre que tomamos a decisão de subir a montanha, de sair da “cidade do nosso eu”, que nos prende às coisas que nos levam ao pecado, muitas vezes chega alguém para “meter o malho” na Igreja. Só Deus é cem por cento verdade! Lembremos que a Igreja é santa e pecadora!
O ser humano hoje, inclusive muitos irmãos da RCC (movimento do qual também participo dentro da Igreja) diferentemente de alguns anos atrás, estão com tendências de louvar pouco a Deus e na verdade muitos já começam a louvar o inimigo quando murmuram. Vemos na própria Igreja uma espécie de “mistério Hardy”. Quem tem mais de 35 anos com certeza se lembra do desenho da hiena Hardy que nunca ria. Ela era companheira do Leão Lip, e o seu bordão era: ó vida, ó céus, ó azar!
“Salva-te, se queres conservar tua vida. Não olhe para trás, e não te detenhas em parte alguma da planície”. (Gênesis 19, 17)

Arnóbio Moreira

2 comentários:

  1. Onde está escrito "mistério Hardy", na verdade é "ministério Hardy".

    ResponderExcluir
  2. Onde está escrito "mistério Hardy", na verade é "ministério Hardy".

    ResponderExcluir