quarta-feira, 11 de março de 2009

O olhar de Deus

O olhar de Deus

Muitas vezes, diante do Sacrário, bem pertinho de Jesus Sacramentado, enquanto converso com Ele, enquanto o adoro, enquanto o contemplo, penso no jeito humano e divino de olhar de Jesus. Penso em como exatamente seria o seu olhar intenso, que sem nenhuma acusação mas com profundo amor, acabava curando as pessoas.
Então, no nosso último encontro pensei em como foi o olhar de Jesus, que é a própria fonte eterna de água viva, pedindo água para a samaritana. Pensei também em como aquela ex-prostituta a partir daquele olhar mudou a forma de olhar para si mesma, para a própria vida. Pensei em como Jesus olhou para Zaqueu, e como Zaqueu depois de ter olhado nos olhos de Jesus olhou para si mesmo, olhou para os seus erros e mergulhou não apenas no Justo, mas na justiça. Penso no olhar de Jesus para a mulher adúltera pega em flagrante, e penso no olhar da mulher adúltera vendo Jesus agachado, no mesmo nível dela, curando, amando, e afastando o povo que queria apedreja-la. Penso no olhar de Jesus para Saulo que depois se tornou Paulo, com uma pergunta e um brilho tão intenso que chegou a cegá-lo. Porém depois daquele encontro, daquele olhos nos olhos, aquele homem chegou a afirmar que já não era mais ele que vivia, mas era Cristo que vivia nele!
Mas em todas as experiências narradas na Bíblia, eu não consigo conter as lágrimas ao pensar no olhar Jesus para Pedro, quando este, mesmo depois de ter sido avisado, o acabara de negar por três vezes. O olhar de perdão e de compreensão de Jesus para com Pedro era tão quente de amor que nem mesmo o calor da fogueira que estava perto se compara ao calor, a ternura daquele olhar. O olhar de Jesus é mais do que fenomenal, é divino! Posteriormente, após a ressurreição do Mestre, quando Pedro havia retornado à pesca, Jesus chega à praia e prepara a fogueira para depois mandar que os pescadores jogassem as redes direito, no lado direito! E ali diante de uma fogueira, Jesus ainda sem acusação, mas repleto de amor, pergunta a Pedro (também três vezes) se ele o ama? Diante de uma resposta sincera e afirmativa, Jesus manda que Pedro apascente suas ovelhas. Jesus com seu olhar de perdão, comprova mais uma vez com gestos, que nada tem contra Pedro, e que ainda confia que ele seja capaz de conduzir seu rebanho.
É interessante, e eu já escrevi anteriormente a respeito, sempre que caio, que peco, ao entrar no Sacrário eu demoro a olhar para Jesus. Eu demoro para erguer a cabeça e encarar o Rei dos reis, pois me vejo sujo, me vejo como Pedro negando-o. Porém, após alguns minutos de conversa franca, sem máscaras, o meu coração, junto com os meus olhos espirituais sente fortemente a experiência do que vem a ser o olhar de Jesus, um olhar aquecido justamente por ser acolhedor, um olhar doador, um olhar que sempre perdoa, um olhar de misericórdia, um olhar de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário