quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Liberdade sem libertinagem

Liberdade sem libertinagem

É interessante como deturparam o significado da palavra liberdade! É triste observar que deturparam de tal maneira a liberdade, que a confundiram com libertinagem! Ou ainda acrescentaram à liberdade, a libertinagem. Fizeram na verdade apologia à liberdade com libertinagem! Confundiram liberdade, que é a faculdade de uma pessoa poder dispor de si, fazendo ou deixando de fazer por seu livre-arbítrio qualquer coisa, porém acrescentaram: fazendo “sacanagem” com o seu semelhante, tirando até mesmo o direito de ir e vir do outro, obviamente sem regras, o que comprova a libertinagem!
Hoje vemos até mesmo alguns programas na Tv caçoando dos televisivos, ou dos não televisivos numa linha que dá certo monetariamente, mas com um humor muitas vezes grotesco. Mais uma vez vemos a liberdade tirando o direito de ir e vir do outro. Ou seja, vemos a liberdade com libertinagem.
Vemos também muita gente jovem acreditar que a liberdade está em “encher a cara”, ou em se drogar, ou em misturar muito sexo com Rock, ou samba, ou Funk, mas ao acordar no outro dia, e se olhar no espelho, ver que a falsa liberdade o prendeu, e que a verdadeira liberdade está bem longe!
No Carnaval, vemos também muitas jovens acreditando que a liberdade está em “fazer sexo”, beber, se lançar na folia, mas depois de meses ver que a falsa liberdade a empurrou para um aborto, ou para uma gestação pré-matura, ou ainda para uma doença incurável!
Lembro que na década de 70, bem no seu finalzinho, havia uma propaganda, um anúncio na Tv que dizia que: liberdade é uma calça velha azul e desbotada que você pode usar do jeito que quiser. Tempo bom aquele! Tempo em que víamos a liberdade do pai ensinar ao filho que o cigarro não fazia bem para a saúde e o filho não fumava. Tempo em que se via uma gestante, ou algum idoso em uma “condução”, e alguém dava o seu lugar para que a pessoa pudesse sentar. Tempo que a liberdade estava no livre-arbítrio, principalmente da educação, que primeiramente vinha de casa e posteriormente das escolas.

Arnóbio Moreira


Liberdade


Há muitos que deturpam a liberdade
Mas respeitosamente eu aceito, sem acolher
Há muitos que se embrenham por atalhos
E quando se acham livres, se perguntam: o que fazer?

Liberdade é sempre estar atado ao Mestre
É voar tal como as águias tendo um Norte sempre à frente
Liberdade é o livre-arbítrio ser vencido por amor
Pois por amor, nós somos livres em Jesus

Há muitos que se perdem nos caminhos
Ou buscam outras verdades sem buscar o autor da vida
Há muitos que até falam mas não vivem o que dizem
Porque pra viver o Cristo, é preciso renascer.


Arnóbio Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário