quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Sagrado Coração de Jesus

O Grupo de Partilha Familiar da Paróquia de São Sebastião de Parada de Lucas, pediu que eu fizesse uma colocação sobre o Sagrado Coração de Jesus. De pronto eu fiz as buscas “on line” sobre alguns escritos feitos por exemplo pelos Papas, Pio XII, Leão XIII, Pio X, Gregório Mágno, Bento XVI, que servem de grande valor como orientação sobre o assunto. Fui ainda pesquisando sobre Santa Catarina de Sena. Li um pouco sobre Santa Margarida Maria Alacoque, sobre as promessas do Sagrado Coração de Jesus às famílias que honrarem o Seu Sacratíssimo Coração, mas no meu coração, Deus foi inspirando, que na verdade eu poderia fazer a colocação no final sobre essas promessas de Jesus às famílias, mas o foco deveria ser o coração sagrado de Jesus que nos ama, nos sonda, nos acolhe, nos dá carinho, nos dá conselho, nos adverte, nos perdoa. Então comecei justamente onde a Bíblia narra que “um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água”. (João 19, 34).
Para quem não sabe, segundo alguns poucos relatos comentando sobre o assunto, esse soldado acaba se convertendo ao cristianismo, justamente porque o líquido (sangue e água) saído de Jesus teria respingado em seus olhos, curando-o da grave doença ocular que o afligia. Então ele abandona e exército e se torna um monge cristão que sai percorrendo a Cesárea e a Capadócia (atualmente Turquia). São Longino, ou São Longuinho, como é conhecido no Brasil, mais tarde, por ter abraçado a causa do Cristo, teve seus dentes arrancados e sua língua cortada. No Brasil e na Espanha sua festa é comemorada no dia 15 de março.
Se fossemos narrar todos os lindos relatos sobre o coração sagrado de Jesus levaríamos dias. Mas há alguns relatos muito ricos que trataremos de observar. Como por exemplo: O coração sagrado e profundamente humilde que vai até João Batista, e este diz à Jesus: “Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim! (Mateus 3, 14) Vemos nesse caso a justiça completa se cumprir. Ou seja; através da nova lei, o superior se faz servo.
Vemos ainda o coração sagrado e dono de toda sabedoria para citar nas próprias escrituras todas as respostas, fazendo o diabo ir embora tomando do próprio veneno. (Mateus 4, 1-11) Vemos também o coração sagrado e acolhedor quando Jesus escolhe pessoas simples, pobres pescadores como Simão e André, para que esses sejam seus seguidores. Para que esses homens, e outros tantos, dêem continuidade à obra iniciada por Ele. (Mateus 4, 18-22) Vemos também o coração sagrado e cheio de misericórdia ao acolher, sem julgar, mas apenas amando com seu amor curador pessoas como Maria Madalena, Zaqueu, a samaritana, Levi que depois se torna Mateus.
Vemos o coração sagrado e profundamente atento aos homens de fé, como no episódio do centurião. (Lucas 7, 1-10)
Vemos o coração sagrado e cheio do poder da cura, ao olhar para os cegos, para os leprosos, para mulher que há doze anos sangrava, para os paralíticos, para os possessos.
Vemos ainda o coração obediente ao Pai em todas as coisas, e a própria mãe, como no episódio das bodas de Caná .
Vemos o coração sagrado de Jesus repleto de perdão, ao olhar para Pedro no pátio do Sinédrio, após o mesmo tê-lo negado por três vezes, mesmo tendo sido avisado antes. Vemos o mesmo coração sagrado repleto de perdão ainda hoje todos os dias ao perdoar os nossos próprios pecados.
Sendo assim, no coração sagrado de Jesus, podemos na fé, afirmar que se encontra e se manifesta de maneira sublime o amor de Deus para a humanidade.
Termino o texto citando a encíclica “Haurietis aquas” com a qual Pio XII há cinqüenta nos deu um forte impulso ao culto do Sagrado Coração. Cito ainda o Papa Bento XVI que constata que a adoração ao amor a Deus, manifestado no coração transpassado na cruz, é imprescindível para a ida espiritual de todo cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário