sexta-feira, 17 de abril de 2009

Obrigado Amigos

Obrigado Amigos

Vemos o mundo, a mídia, celebrando um dia, uma data para várias coisas. Temos o dia das mães, o dia dos pais, o dia das crianças, o dia das bruxas (o que sinceramente acho ridículo, pois é uma tradição norte americana e não tem nada vezes nada que se encaixe com as nossas tradições). Temos ainda o dia dos mestres, dos professores, temos o dia dos santos e de todos os santos, que também acho um absurdo fazer todo o país parar por causa disso, e para não alongar tanto o texto, temos o dia do amigo.
Bacana, celebrar o dia do amigo, mas o dia do amigo, assim como o dia dos pais, o dia das mães, é todo dia! O amigo é uma espécie de auxiliar do nosso anjo da guarda, é um confidente, uma espécie de ombro, de bengala, de lenço que enxuga as nossas lágrimas. Enfim o amigo é o que nos procura e também o que procuramos justamente porque sentimos ventura em nos ver ou vê-lo, em nos ouvir e consequentemente ouvi-lo.
O amigo nos conhece pelo olhar, pela voz, pela forma da sombracelha “que não está no lugar”. O amigo é o companheiro, é o guerreiro, é o que diz as verdades não para ferir, mas para edificar. O amigo é o que conta piadas, que divide as risadas e lágrimas, é o camarada que “sacaneia”, “tira um sarro”, sem jamais invadir o território que está além do nosso peito. O amigo é o que caminha junto, o que pára junto, o que não mede esforços nem distâncias para estar presente quando se faz necessário. O Autor Sagrado nos diz que “o amigo ama em todo o tempo, na desgraça, ele se torna um irmão”. (Provérbios 17, 17) O Autor Sagrado ainda nos diz em forma de promessas: “um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor achará esse amigo”. (Eclesiástico 6, 16) O mesmo Autor Sagrado ainda nos orienta: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro”. (Eclesiástico 6, 14).
Dou graças a Deus de verdade, por Deus ter me presenteado com alguns amigos. Alguns inclusive Ele já chamou ao seu convívio no céu, (acredito até que é porque o céu precisava de mais santos para interceder por nós). Outros amigos, a vida por si própria, tratou de afastá-los do meu convívio, mas nunca do coração. Alguns poucos ainda estão sempre, sempre próximos aos meus olhos e coração.
Então, falando de amigo. Aliás, escrevendo sobre o amigo, homenageando e refletindo sobre eles, eu venho expor mais uma vez meus pensamentos e agradecer especificamente a um grande amigo (que certamente não só meu) mas creio de todos. E o interessante é que Ele mesmo disse que não nos chamaria mais de servos, mas de amigos, pois nos deu a conhecer tudo quanto ouviu de Seu Pai. (João 15, 15)
Falando de amigo, faço dessas letras que escrevo, uma homenagem ao meu maior amigo, que me compreende, não me abandona mesmo quando erro, mesmo quando peco. Me acolhe, sara as minhas feridas, trata das minhas lepras, das minhas misérias e sabe mesmo sem que eu fale (de todas elas). Esse meu amigo, retirou minhas algemas, quebrou as grades que me prendia, com o preço de sua própria vida.
Falando de amigo, mais uma vez agradeço ao Bom Pastor, ao Mestre dos mestres, ao Justo que nos justificou na cruz, e que ressuscitou, vencendo a morte para que eu e os seus amigos tenhamos a vida eterna.
Antes de finalizar o texto, agradeço aos meus amigos por me aceitarem, por me amarem, por partilharem comigo, sonhos, planos, vidas, passados e futuros. E agradeço a Deus, por colocar amigos no meu caminho.
Obrigado meu Deus. Ao Pai, por dar a vida e me atrair ao Filho. Ao Filho, por me justificar na cruz e por me chamar à intimidade. Ao Espírito Santo, por viver dentro em mim, me inspirando, me movendo, sendo o dínamo que move dentro do meu peito. Obrigado, meus amigos.

Arnóbio Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário