quarta-feira, 8 de abril de 2009

Em Cristo, nós somos família

Em Cristo, nós somos família
Efésios 2, 13-20 – Atos 2, 1-13

Saiba que a sua alegria é a minha alegria
Saiba que a sua tristeza também me contagia
Sorrisos e abraços, tristezas e lágrimas, melhoram se são divididos
Por entre irmãos e amigos, que são um em Cristo Jesus

Em Cristo, nós somos um só, com um só sentimento em comum
Com as marcas e dores, com cantos e cores, com o cheiro das flores do céu
Em Cristo, nós somos família, o sangue é o mesmo da cruz
E o Espírito é o de Pentecostes, que nos une no amor.


Arnóbio Moreira

.-.-...-.-.--.

É interessante como ultimamente vemos tantas conversas de tal ministério, tal banda, tal movimento dentro da Igreja, querer se tornar Comunidade ou Fraternidade!
Padre Alex Coelho, (aliás quantas saudades das homilias, quantas saudades do amigo, do padre, quantas saudades!) Mas como narrava, padre Alex Coelho, fala que o difícil não é começar um trabalho dentro da Igreja, mas o difícil é perseverar no trabalho dentro da Igreja. As pessoas, principalmente as pessoas que estão à frente, devem ter liderança em Deus, ouvindo sempre atentamente o próprio Deus, com preocupação em ser exemplo para os demais companheiros, sem ser pedra de tropeço.
Comunidade ou Fraternidade se vê nas ocasiões de dificuldade e não quando se reúnem para uma “oração marcada”. Comunidade ou Fraternidade se enxerga é quando determinado membro não possui dinheiro para fazer uma pequena festa que seja de aniversário para ele ou para o filho ou filha, e a comunidade se preocupa, se cotiza para justamente ajudar na alegria dele, do filho ou da filha daquele irmão em Cristo. Comunidade se observa, quando mesmo sem precisar, os irmãos percebem (sem precisar de fofocas) que começou a faltar o alimento na despensa do fulano ou do cicrano. Comunidade se demonstra quando um casal ainda não percebeu que seu casamento não segue “nos devidos padrões” e os irmãos já oraram (de novo sem fofocas) e já marcaram um encontro de casais para que o casal o faça. Comunidade é isso, comunidade é a comum unidade na alegria, na tristeza. Comunidade é sorrir com o sorriso do outro, é chorar com o outro, é aconselhar sem humilhar, é amar simplesmente amando.
Sem querer julgar, mas apenas observando, faço das palavras do padre Alex, as minhas palavras. E oriento às futuras comunidades e fraternidades que para ser comunidade ou fraternidade é preciso perseverar na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações. E um detalhe é ainda primordial: a união. (Atos 2, 42-47)

Nenhum comentário:

Postar um comentário